Estilo de vida. Este é o norteador principal dos projetos residenciais de Renata Matos. Ela crê em uma arquitetura que abraça, acolhe, transmite emoções. E as maiores sensações que pode passar são a de aconchego e espaços fluidos. Ao realizar isto consegue, de quebra, solucionar questões centrais para o conforto do morador, como iluminação e ventilação. Renata busca sempre sair do usual, evita a repetição de soluções e não ser caracterizada por um traço estético único.
É na arquitetura de interiores, também conhecida como decoração, que Renata trabalha transita entre a elegância e o despojamento, de forma à brincar com a formalidade dos espaços e o aconchego que muitas vezes é necessário criar. Renata crê na valorização da história da família sempre aliado à contemporaneidade das soluções estéticas. Renata tem especial apreço pelo acerto proporcional, aliado à criação de ambientes em que o pano de fundo é, na verdade, neutro, assim o morador tem um projeto que não se torna rapidamente datado. O que significa dizer que busca sempre um projeto autoral, com a essência do morador, mas versátil. Versátil para que se possa sempre em constante atualização, passível de receber novos elementos, mas com a manutenção do que é real e importante para a família: sua memória.
Pensamento versátil é necessário ao refletir sobre o impacto das decisões de um projeto em grande escala. Seja no âmbito industrial ou residencial, Renata busca através do pensamento racional e fundamentalmente prático solucionar questões inerentes à projetos em que retorno de investimento e otimização de recursos são questões chave. Seu escritório surgiu, inclusive, dentro do âmbito da produção de condomínios de segunda residência voltados para o mercado estrangeiro.
Equipe estruturada, fluidez nos processos internos e profissionalismo são questões chave para qualquer projeto comercial ou hospitalar. E é desta forma que Renata enxerga este setor e produz seus projetos voltados para este.